Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida desgastante e improdutivo. Esse quadro pode desempenhar um papel no agravamento de certas condições #gastrointestinais. As principais são:

1. Úlcera péptica: Embora a infecção pela bactéria H. pylori e o uso de medicamentos sejam as principais causas das úlceras pépticas, o estresse emocional e o excesso de produção de ácido no estômago podem agravar os sintomas e retardar a cicatrização das úlceras.

2.Síndrome do intestino irritável (SII): É um distúrbio gastrointestinal funcional caracterizado por dor abdominal recorrente, alterações no padrão intestinal (diarreia, #constipação ou ambos) e desconforto relacionado à defecação. Embora a causa exata da SII não seja conhecida, o estresse emocional e psicológico pode desencadear ou piorar os sintomas em pessoas predispostas.

3. Dispepsia funcional: É uma condição em que ocorre dor ou desconforto abdominal recorrente. Fatores emocionais, como ansiedade e estresse, podem exacerbar os sintomas.

4. Refluxo gastroesofágico: Embora seja causado principalmente por um enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior, o estresse emocional pode aumentar a produção de ácido estomacal e agravar os sintomas de refluxo ácido.

Se identificou?! Hora de priorizar o seu tratamento e mudança do estilo de vida.