Abacate ajuda a perder peso?
A obesidade abdominal é a consequência mais relevante do excesso da liberação de cortisol, já que esse hormônio é responsável pela diferenciação adipocitária e distribuição do tecido adiposo.
O consumo de abacate contribui para a modulação dos mecanismos centrais envolvidos com o estresse e o apetite, ajudando assim indiretamente na redução da circunferência abdominal e perda de peso
O seu papel importante na redução de circunferência é devido à sua alta concentração de beta-sitosterol. O beta-sitosterol é um fitoesterol com uma estrutura química semelhante a do colesterol.
O abacate contém em média 83,3% de beta-sitosterol do total de seu conteúdo de esteróis. Este, inibe a liberação de cortisol, promovendo redução da formação de gordura abdominal. Além disso, o cortisol é um antagônico do GH, que está envolvido na lipólise e no aumento de massa magra.
Conclui-se então que o beta-sitosterol favorece a redução abdominal e gordura corporal por dois mecanismos: o primeiro seria diretamente pela própria redução da liberação de cortisol, que já diminui a formação de gordura abdominal e, o segundo indiretamente promovendo uma maior secreção de GH pela inibição da secreção de cortisol, pois este é antagônico do GH, favorecendo a lipólise e o aumento de massa magra.