TRATAMENTO

Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune crônica desencadeada pela ingestão de glúten (proteína encontrada no trigo, centeio e cevada). Pacientes com doença celíaca tem um sistema imunológico que responde ao glúten danificando o revestimento do intestino delgado.

O que vale ressaltar é que esse dano interfere na absorção adequada de nutrientes, levando a sintomas gastrointestinais como diarreia, dor abdominal, inchaço e constipação, além de sintomas como anemia, fadiga, perda de peso, erupções cutâneas e até questões neurológicas.

O diagnóstico é feito por meio de testes sorológicos (anticorpos específicos) e confirmação com biópsia do intestino delgado. Neste caso, o único tratamento eficaz para a doença celíaca é uma dieta restritiva e vitalícia sem glúten, que permite a recuperação do intestino e a prevenção de complicações a longo prazo.

A estratégia do plano alimentar é dar condições para o intestino recuperar, com aporte correto de nutrientes que colaborem para isso. Ao restringir o glúten criamos receitas e formas de cozinhar que mantêm o prazer de consumir alimentos que o paciente gosta e faz questão (como pães, bolos e biscoitos sem glúten).

É possível viver bem sem o glúten.