Você gosta de queijo?
A composição nutricional dos queijos depende, em grande parte, do leite e da tecnologia utilizados. No entanto, a maioria dos queijos destaca-se pelo teor relevante de proteínas, minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2, B9, B12, D).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie, pelo seu teor de cálcio e fósforo (carbonato fosfato de cálcio).
O alimento também possui efeito pré-biótico, ou seja, inibe a proliferação de bactérias patogênicas e contribui para o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino. Outro componente importante encontrado na gordura dos queijos feitos com leite de vaca é o ácido linoleico conjugado (CLA), agente considerado redutor de gordura corporal. Não se esqueça de consultar um nutricionista para avaliar as melhores opções para você!
Confira a seguir as diferenças nutricionais de alguns tipos de queijo:
Ricota
Valor nutricional: 43 kcal (96 mg de cálcio) Recomendação diária: 30 g, o que representam 2 pedaços pequenos Por que faz bem? De origem italiana, é feito do soro resultante da fabricação de queijos como mozarela e provolone. A ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. A versão tradicional tem em média 50% de gordura e a light 10%. Ótima fonte de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo.
Minas
Valor nutricional: 67 kcal (270 mg de cálcio) Recomendação diária: 30g, igual a 1 pedaço grande Por que faz bem? A versão tradicional possui 68% de gordura e a light, em média, 25%. Está entre os queijos mais populares do Brasil e se caracteriza por possuir alto teor de umidade, massa branca e consistência mole. Ótima pedida para salada, sanduíches e petiscos.
Cottage
Valor nutricional: 36 kcal (28,5 mg de cálcio) Recomendação diária: 30 g, ou seja, 1 colher (sopa) cheia Por que faz bem? Tem em média 45% de proteínas e 35% de gordura, podendo ter 0% na versão light. É um queijo magro e rico em proteínas. Pode ser incluído na dieta também acompanhando frutas e saladas.
Mozarela
Valor nutricional: 90 kcal (152 mg de cálcio) Recomendação diária: 30 g, ou seja, 2 fatias Por que faz bem? A versão tradicional tem 63% de gordura e a versão light tem em média 40%. A mozarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. Mesmo sendo gorduroso, esse queijo pode ser consumido com moderação e é um dos mais consumidos no país.