Saiba mais sobre a enxaqueca
A enxaqueca é uma condição neurológica crônica e debilitante. Ela afeta entre 12 e 20% da população mundial. Os tratamentos preventivos diminuem a quantidade e severidade dos ataques e melhoram a qualidade de vida de quem sofre dessa condição. Os tratamentos são eficazes, mas têm efeitos colaterais. Um estudo comparou os efeitos da amitriptilina (medicamento usado no tratamento convencional), melatonina e placebo. Os resultados?
- A melatonina foi melhor tolerada que a amitriptilina;
- Pacientes que tomaram amitriptilina ganharam peso;
- Os que tomaram melatonina perderam peso;
- A melatonina é mais efetiva e melhor que a amitriptilina na prevenção dos ataques.
Dica? A amitriptilina é um antidepressivo e tem efeitos colaterais como boca seca, sonolência, tontura, alteração do paladar, ganho de peso, aumento do apetite, prisão de ventre, dentre outros tantos descritos nas bulas. Você sofre de enxaqueca, conhece alguém que sofra? Melatonina pode ser uma grande ajuda no tratamento/prevenção dos ataques. Não custa lembrar: antes de sair tomando quilos de melatonina, converse com seu médico. O tratamento envolve teste de dosagem, dentre outras ações. Cada corpo é um corpo e responde de forma diferente. Uma das grandes vantagens é que a melatonina não tem os efeitos colaterais que a amitriptilina apresenta. Antes de começar a tomar melatonina ou qualquer outro medicamento, converse com um profissional especializado.
Fonte: Gonçalves et al. Randomised clinical trial comparing melatonin 3 mg, amitriptyline 25 mg and placebo for migraine prevention. J Neurol Neurosurg Psychiatry (2016).