Ovos brancos e ovos vermelhos
Ovos caipiras: bem mais difíceis de se encontrar e com o preço um pouco mais salgadinho. A grande diferença entre ele e o ovo de granja não está na composição nutricional como muitos acham.
É verdade que o ovo caipira possui até 5 vezes mais betacaroteno do que o outro devido à diferença no sistema de alimentação das galinhas. Mas, a principal e grande diferença entre os ovos é como eles são produzidos.⠀
Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!
Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei.
Desse tipo de criação é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar delas. Muita crueldade!
Por outro lado, os caipiras são de galinhas fora das gaiolas e que possuem uma alimentação bem mais variada. Elas são criadas ciscando por aí, não recebem promotores de crescimento ou de absorção e nem antibióticos, já que não vivem em um ambiente apertado que favoreça a proliferação de vírus e bactérias. Galinhas mais felizes fornecem ovos mais gostosos, simples assim!
Ah, como eu queria só comer ovos caipiras... Mas, não dá pra ser hipócrita e falar que em plena BH eu encontro eles na esquina de casa. Não vamos deixar o bom de lado porque não temos o melhor. A vida hoje é corrida e o bolso anda apertado, mas, se você tiver a oportunidade de dar uma ajudinha ao mundo que já anda tão doido e consumir ovos de galinhas felizes, porque não?