Hidrate-se para a vida!
Você chega em casa cansado. O dia foi corrido, você tomou café da manhã e almoçou na rua. Pegou trânsito, atendeu várias ligações e tomou um litro e meio de café. São oito horas da noite e se dá conta que ainda não tomou nem um copo de água no dia.
Quem nunca?
A água é essencial à vida humana. É o principal constituinte do organismo, influenciando grandemente no estado de saúde. É fundamental para praticamente todas as funções do corpo, sendo especialmente importante na regulação da temperatura corporal.
Sabia que sentir sede já é um sinal de desidratação?
Isso porque perdemos água diariamente através da pele, pulmões, fezes e urina. As perdas urinárias são, em condições normais, as mais importantes em quantidade. As perdas da pele e pulmões variam com o exercício, clima, vestuário e outras condições ambientais. As perdas de água pela pele podem chegar a 8L/dia em climas quentes e secos.
Para o bom funcionamento do organismo é necessário que tomemos pelo menos 2 litros de água (isso varia de acordo com o organismo). Pode parecer muito, mas se dividirmos em copos de 250 ml – aquele clássico descartável do escritório – são 8 copinhos. Dá um copo por hora de trabalho! Portanto, convenhamos, não é nenhum sacrifício. É hábito.
Beber água regularmente:
1. Melhora o funcionamento dos rins;
2. Auxilia no trabalho do intestino, na absorção e transporte de nutrientes;
3. Regula a temperatura corporal;
4. Aumenta a vitalidade da pele;
5. Limpa o organismo e auxilia no processo de emagrecimento.
Não beber água:
1. Faz com que a pessoa entre em processo de desidratação, com sintomas que vão evoluir de acordo com o quadro que ela se encontra;
2. Predispõe o organismo a desenvolver doenças infecciosas;
3. Causa confusão mental, principalmente em idosos;
4. Câimbras e fadiga;
5. Interfere no funcionamento intestino e absorção dos nutrientes.