Constipação Intestinal? A nutrição pode ajudar

Uma coisa é certa, a constipação intestinal impacta a qualidade de vida de qualquer um. Nós já falamos disso e inclusive pontuei que é uma questão multifatorial. Mas hoje quero ajudar pensando pela ótica da alimentação.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando falamos microbiota estamos nos referindo ao conjunto de micro-organismos que povoam o nosso sistema gastrointestinal. Eles colaboram no processo de digestão, produção de vitaminas, fortalecimento do sistema imunológico e outras diversas funções… Mas, como favorecer a microbiota intestinal através da alimentação?

  •  Alimentos prebióticos: Atuam no crescimento da flora bacteriana. São compostos por substancias que são digeridas no intestino. Entre eles estão: aveia, alho, aspargo, banana verde, maçã, farelo de trigo, linhaça, cevada, cacau e iogurtes…
  •  Fibras: Aqui o objetivo vai ser equilibrar a flora intestinal e favorecer o funcionamento do intestino. Vamos inserir aqui os cereais, vegetais, legumes e frutas, como, mamão, ameixa, abacaxi, brócolis, pepino, cenoura, alface, couve, acelga, milho, centeio, soja, grão de bico…
  •  Suplementação probiótica: Inserir alimentos que contenham os organismos vivos na dieta é uma forma de ajudar a equilibrar o intestino. É importante salientar que é necessário acompanhamento, pois a quantidade e qualidade dos produtos deve ser avaliada. Os mais encontrados no mercado são os leites fermentados, iogurtes, kefir, kombucha e leveduras.
    Um intestino saudável impacta a saúde como um todo. Da mesma forma, qualquer impacto na saúde intestinal colaborará para o desenvolvimento ou agravamento de condições já existentes. Não negligencie sinais. Se você perceber alguma alteração procure orientação de um médico ou nutricionista.