Como controlar a vontade de comer doces
O açúcar está presente em grande quantidade nos produtos industrializados e processados, que abarrotam as prateleiras de supermercados e padarias. E o desejo de comer doces, presente nos picos de estresse, ansiedade ou nervosismo é sempre um desafio para os pacientes.
Existem alguns alimentos que ao serem acrescentados ou reduzidos da sua dieta, podem te ajudar a controlar de forma mais tranquila e saudável, aquela vontade intensa de comer doce. Vamos lá!
(RETIRAR) Carboidratos refinados: como farinha branca e arroz branco, consumido em excesso, aumentam a vontade por doces.
(INCLUIR) Alimentos integrais: estimulam a produção do hormônio serotonina (neurotransmissor), que está relacionado ao nosso humor e comportamento, que também pode ser estimulado pelos doces.
(INCLUIR) Sementes e oleaginosas (girassol, abóbora, castanha do Pará, gergelim): são alimentos ricos em magnésio que ajudam na produção dos hormônios serotonina e dopamina, os responsáveis pela sensação de felicidade.
(INCLUIR) Alimentos verdes: ricos em clorofila, promovem a limpeza do organismo, eliminando as toxinas que podem proliferar bactérias no intestino. Seu hábito alimentar determina quais colônias de bactérias estão presentes em seu intestino, e elas se alimentam dos nossos hábitos.
(INCLUIR) Frutos do mar e peixes: também ajudam a produzir os hormônios do humor, comportamento e felicidade.
(ATENÇÃO) Noites mal dormidas estão diretamente relacionadas à vontade de consumir alimentos doces ao longo do dia. Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina do sono e dormir, de no mínimo, oito horas por noite.
(ATENÇÃO) Mulheres, durante a TPM: Há uma queda nos níveis de serotonina, provocando alteração de humor e aumento da vontade de doces. Para fugir da tentação, invista nos alimentos fontes de triptofano, aminoácido que é precursor da serotonina, como amêndoas, castanha-do-caju, frango, peru e queijos.
Mesmo que inicialmente não seja fácil adotar um novo estilo de vida, com o tempo você percebe a sua alimentação ficou mais gostosa e saudável. Assim, é consequente a redução da vontade de comer doces com açúcares adicionados.