Benefícios do grão-de-bico em uma dieta equilibrada
Mais um alimento super versátil, daqueles que gosto de falar que exploramos pouco na cozinha.... O grão-de-bico é uma leguminosa, não muito usada na cozinha brasileira, mas tem capacidade nutritiva para substituir o feijão, boa quantidade de proteínas, carboidratos, ferro e vitaminas, sem falar das fibras que amamos.
Como leguminosa, já recomendo deixar de molho pra evitar os gases intestinais. No mais traz bastante saciedade, diminui o apetite e ajuda a controlar os níveis de açúcar, ficando bem indicado para quem precisa controlar o diabetes.
Ele fortalece os ossos pela presença de cálcio, vitamina K e fósforo, prevenindo doenças e enfraquecimento. Também indico muito para saúde da mulher, tanto na reposição de ferro do período menstrual quanto para gravidinhas, pois o grão-de-bico contribui na fase de formação neurológica do feto.
A dica é ter criatividade na cozinha. Grão-de-bico pode ser combinado com outros cereais, aparecer na salada, na receitinha de pasta (humus) ou de hambúrguer vegetariano. Aproveitem!