Avaliação bioquímica para a cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica, indicada para casos graves de obesidade, traz um impacto muito grande na vida do paciente e da família. Antes da sua realização faz-se necessária uma avaliação global das condições de saúde física e emocional do indivíduo, momento de considerações e minimização de riscos.
É aí que entra a avaliação bioquímica, essencial para verificar a saúde de pacientes que possuem algum tipo de má absorção. É durante o período pré-operatório que essa investigação de carências ou distúrbios nutricionais deve ser realizada. Assim, podemos corrigir essas condições antes da realização de procedimentos e garantir o sucesso do tratamento e recuperação.
A cirurgia bariátrica tem com objetivo tratar a obesidade e as comorbidades a ela relacionadas. Porém, o paciente pode apresentar algumas alterações nutricionais decorrentes do procedimento. Assim, quem já realizou a cirurgia também deve fazer a avaliação bioquímica.
A periodicidade para a realização da avaliação nutricional com indicadores bioquímicos depende do tipo de cirurgia que o paciente irá realizar e também da presença ou ausência de complicações nutricionais.
O pré e pós-cirúrgico da bariátrica são partes cruciais do processo, sendo a investigação da história alimentar, monitoramento do padrão alimentar, da ingestão de energia e de nutrientes de risco partes determinantes para o sucesso da cirurgia.