Dicas para evitar o desperdício de alimentos

       Depois de falarmos dos assustadores números do desperdício de alimentos vamos as dicas! O foco é o que podemos fazer enquanto indivíduos. Vem comigo!!!

1) Planeje suas refeições e sua compra: Se você coloca no papel o que realmente vai consumir é mais fácil comprar. Quando compramos tendo somente uma vaga ideia da nossa necessidade nós acabamos comprando em excesso e jogando muita coisa fora.
2) Prato do tamanho da fome: Vai comer fora? Aplique a mesma lógica. Ajuda muito dar uma voltinha no Buffet e ver o que você deseja comer. Muitas vezes fazemos o prato errado por desconhecer o que o restaurante oferece.
3) Aproveite tudo: Talos, cascas, sementes e sobras de comida podem virar receitinhas nutritivas e até aliadas da sua dieta. Busque e compartilhe receitas que diminuem o desperdício.
4) Cozinhe Porções Menores: Temos que nos reeducar para aprender que cozinhar pouco não significa miséria. Porções menores acabam e não vão para a geladeira (e depois para o lixo). Além disso, cozinhar menos te dá a chance de comer tudo mais fresco.
5) Compre os vegetais e legumes do fim de feira: Não julgue tanto pela aparência. Muita coisa é jogada fora porque é considerada feia e ninguém quer comprar. O fim de feira é o momento onde tudo é mais barato, mas também já foi bem escolhido.
6) Revise sua geladeira/despensa: A data de validade está próxima? Consuma mais rápido… Não vai consumir? Doe.
7) Pressione ou mude de fornecedor: Viu que existe falta de cuidado ou descarte indevido? Pressione ou mude de fornecedor. Você pode comprar em uma loja menor e ainda favorecer um negócio local.
8) Tenha uma horta: Parece difícil, mas não é. Muita gente tem uma pequena horta em casa para retirar hortaliças e temperos de forma orgânica. Vale a pena tentar.
9) Não faça dispensa: Evite comprar para estocar. Nós acabamos perdendo o controle do que tempos e os alimentos estragam ou passam da validade. Compre somente o que vai consumir em curto prazo.
10) Compartilhe: Sobrou? Compartilhe! Dê de comer a quem não tem. Chame o porteiro para o café. Entregue um potinho na vizinha. Leve para a casa da sua mãe… Evite ao máximo jogar comida fora.

Nós podemos fazer muito mais! Mas tudo exige disposição em reeducar a nossa relação com o consumo e com a comida. Evitar o desperdício começa em casa!
Espero ter ajudado. Bom trabalho para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *