Estresse: a doença do século

O estresse já é considerado a doença do século, sendo ele contínuo no nosso dia a dia pode vir a desencadear doenças metabólicas a longo prazo, dentre elas, a diabetes tipo II e a obesidade.

As pesquisas sobre o assunto se voltam para o estudo das relações entre: marcadores de inflamação, estresse e desenvolvimento da resistência à insulina. Além disto, os mesmos demonstraram que repetidos episódios de estresse agudo ou crônico devido à hipersecreção do cortisol poderiam induzir ao aparecimento de resistência insulínica, DMII e síndrome plurimetabólica (hiperlipidemia, doença aterosclerótica e hipertensão), através da contínua ativação da resposta inflamatória com elevação de citocinas, interleucina-6 e fator de necrose tumoral. Não somente o estresse leva a isso, mas também quando há sua associação a outros fatores como sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Entenda como: O hipotálamo ativa a pituitária para a produção de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) que ativa a secreção de cortisol e aldosterona. Estes hormônios ativam o sistema renina-angiotensina, alteram a síntese proteica e aumentam o metabolismo através do aumento da glicemia com inibição da utilização periférica da glicose e estímulo da glicogenólise. Há também aumento da reabsorção óssea e redução da produção de anticorpos.

Estudos recentes também indicam que este estado favorece a sobrecarga do sistema cardiovascular com lesão endotelial, ativando uma resposta inflamatória aguda. O estresse também produz um perfil lipídico aterosclerótico, com oxidação dos lipídios que, caso se torne crônico gera um estado de hipercoagulabilidade, resultando em trombose arterial e doenças cardiovasculares.

Portanto, ter hábitos saudáveis pode minimizar esse ciclo vicioso do estresse, o alimento e o exercício físico são os melhores remédios. Alimentando-se de forma adequada com nutrientes e incluindo alguma atividade física haverá certamente redução não somente do estresse mas, também benefício ao organismo por completo.

Fonte:

Rev. Bras. Clin. Med., 2009; 7:40-45 – Stress diabetes mellitus type II association


Quer começar aquela dieta tão adiada? Gostaria de ter mais qualidade de vida? Precisando de cuidados especiais com a alimentação?

 

Então clique no botão abaixo ou, se preferir, você pode enviar um e-mail para contato@marinaviana.com.br ou ligar para (31) 9 9395-3032 (Whatsapp) / (31) 9 8504-1374

 

AGENDE SUA CONSULTA

Marina Viana

Sou Marina Viana Reis, nutricionista (CRN 19489) fascinada pela vida e pela saúde. Tenho foco na prevenção de doenças tendo como principal objetivo trazer mais qualidade de vida para meus pacientes através da alimentação. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sou especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Ortomolecular, Nutrição Biofuncional e Fitoterapia pela Sociedade Universitária Redentor (FACREDENTOR RJ). Atuo no atendimento integral de meus pacientes, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico, considerando as necessidades humanas individuais, com ênfase na atuação e otimização do comportamento saudável como forma de prevenir doenças, promover a saúde e o bem estar de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Recent Posts

Nutrição Esportiva é estratégia. O que os pacientes de belo horizonte andam fazendo errado.

Muitos pacientes de nutrição esportiva em belo horizonte  cometem uma série de erros ao seguir…

8 meses ago

Por que Emagrecer depende de diversos fatores: entendendo a complexidade do processo por trás da dieta

Emagrecer é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por razões de saúde, bem-estar ou…

8 meses ago

Probióticos inseridos na dieta beneficiam a saúde intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios para…

8 meses ago

Bolo de Laranja e Aveia – Receita Saudável para o Lanche

Está precisando de receitinhas para o lanche?! Acompanhe aqui que vou fazer uma série de…

9 meses ago

Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida…

10 meses ago

Agenda da Nutri em Florianópolis: 06 a 22 de maio

Sem desculpas para quem está adiando a consulta nutricional! Atendimento presencial em Florianópolis de 06…

12 meses ago