Você gosta de queijo?

A composição nutricional dos queijos depende, em grande parte, do leite e da tecnologia utilizados. No entanto, a maioria dos queijos destaca-se pelo teor relevante de proteínas, minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2, B9, B12, D).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie, pelo seu teor de cálcio e fósforo (carbonato fosfato de cálcio).

O alimento também possui efeito pré-biótico, ou seja, inibe a proliferação de bactérias patogênicas e contribui para o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino. Outro componente importante encontrado na gordura dos queijos feitos com leite de vaca é o ácido linoleico conjugado (CLA), agente considerado redutor de gordura corporal.
Não se esqueça de consultar um nutricionista para avaliar as melhores opções para você!

Confira a seguir as diferenças nutricionais de alguns tipos de queijo:

Ricota

Valor nutricional: 43 kcal (96 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, o que representam 2 pedaços pequenos
Por que faz bem? De origem italiana, é feito do soro resultante da fabricação de queijos como mozarela e provolone. A ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. A versão tradicional tem em média 50% de gordura e a light 10%. Ótima fonte de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo.

Minas

Valor nutricional: 67 kcal (270 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30g, igual a 1 pedaço grande
Por que faz bem? A versão tradicional possui 68% de gordura e a light, em média, 25%. Está entre os queijos mais populares do Brasil e se caracteriza por possuir alto teor de umidade, massa branca e consistência mole. Ótima pedida para salada, sanduíches e petiscos.

Cottage

Valor nutricional: 36 kcal (28,5 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, ou seja, 1 colher (sopa) cheia
Por que faz bem? Tem em média 45% de proteínas e 35% de gordura, podendo ter 0% na versão light. É um queijo magro e rico em proteínas. Pode ser incluído na dieta também acompanhando frutas e saladas.

Mozarela

Valor nutricional: 90 kcal (152 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, ou seja, 2 fatias
Por que faz bem? A versão tradicional tem 63% de gordura e a versão light tem em média 40%. A mozarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. Mesmo sendo gorduroso, esse queijo pode ser consumido com moderação e é um dos mais consumidos no país.


Quer começar aquela dieta tão adiada? Gostaria de ter mais qualidade de vida? Precisando de cuidados especiais com a alimentação?

 

Então clique no botão abaixo ou, se preferir, você pode enviar um e-mail para contato@marinaviana.com.br ou ligar para (31) 9 9395-3032 (Whatsapp) / (31) 9 8504-1374

 

AGENDE SUA CONSULTA

Marina Viana

Sou Marina Viana Reis, nutricionista (CRN 19489) fascinada pela vida e pela saúde. Tenho foco na prevenção de doenças tendo como principal objetivo trazer mais qualidade de vida para meus pacientes através da alimentação. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sou especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Ortomolecular, Nutrição Biofuncional e Fitoterapia pela Sociedade Universitária Redentor (FACREDENTOR RJ). Atuo no atendimento integral de meus pacientes, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico, considerando as necessidades humanas individuais, com ênfase na atuação e otimização do comportamento saudável como forma de prevenir doenças, promover a saúde e o bem estar de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Recent Posts

Nutrição Esportiva é estratégia. O que os pacientes de belo horizonte andam fazendo errado.

Muitos pacientes de nutrição esportiva em belo horizonte  cometem uma série de erros ao seguir…

8 meses ago

Por que Emagrecer depende de diversos fatores: entendendo a complexidade do processo por trás da dieta

Emagrecer é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por razões de saúde, bem-estar ou…

8 meses ago

Probióticos inseridos na dieta beneficiam a saúde intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios para…

8 meses ago

Bolo de Laranja e Aveia – Receita Saudável para o Lanche

Está precisando de receitinhas para o lanche?! Acompanhe aqui que vou fazer uma série de…

9 meses ago

Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida…

10 meses ago

Agenda da Nutri em Florianópolis: 06 a 22 de maio

Sem desculpas para quem está adiando a consulta nutricional! Atendimento presencial em Florianópolis de 06…

1 ano ago