O que acontece quando não bebemos água

O friozinho tem feito você beber mais água ou menos água? Estou só observando o consumo de água reduzindo… Como na vida tudo tem consequências nós vamos falar hoje sobre o que acontece quando não bebemos água.  

  • Rins: A água estimula o funcionamento dos rins e do sistema linfático. O trabalho de limpeza das toxinas do organismo fica prejudicado. Como um “filtro” não pode funcionar sem água, os sais que se encontram na urina vão depositando. Isso pode desencadear doenças como cálculos renais.
  • Hipertensão: A falta da água no organismo reduz o volume do sangue nos vasos, e para corrigir o problema o organismo libera um hormônio chamado histamina que vai atuar na contração das veias e artérias, provocando assim, o aumento da pressão arterial.
  • Fadiga e Enxaqueca: Sintomas clássicos aqui no consultório. Como nossas células dependem da água para produzirem, a falta dela causa a desaceleração de processos energéticos. A falta da água está associada a dilatação dos vasos sanguíneos que acarreta dores de cabeça.
  • Câimbras musculares e dores nas articulações: A insuficiência de água causa um desequilíbrio nos processos minerais essenciais aos músculos. A desidratação também dificulta a contração e relaxamento muscular.  As cartilagens, que são formadas por uma grande quantidade de água também vão sentir o impacto.
  • Intestino: A falta de água prejudica o funcionamento do intestino e isso é mais sério do que parece. A prisão de ventre causa um desconforto enorme ao indivíduo e traz diversas consequências ao organismo.

Por fim temos lembre-se que a saúde e beleza da pele também agradece a boa hidratação. Um plano alimentar desenvolvido para qualquer objetivo só será efetivo se houver consumo regular de água. Converse com a Nutri para saber mais.

Marina Viana

Sou Marina Viana Reis, nutricionista (CRN 19489) fascinada pela vida e pela saúde. Tenho foco na prevenção de doenças tendo como principal objetivo trazer mais qualidade de vida para meus pacientes através da alimentação. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sou especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Ortomolecular, Nutrição Biofuncional e Fitoterapia pela Sociedade Universitária Redentor (FACREDENTOR RJ). Atuo no atendimento integral de meus pacientes, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico, considerando as necessidades humanas individuais, com ênfase na atuação e otimização do comportamento saudável como forma de prevenir doenças, promover a saúde e o bem estar de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Recent Posts

Nutrição Esportiva é estratégia. O que os pacientes de belo horizonte andam fazendo errado.

Muitos pacientes de nutrição esportiva em belo horizonte  cometem uma série de erros ao seguir…

8 meses ago

Por que Emagrecer depende de diversos fatores: entendendo a complexidade do processo por trás da dieta

Emagrecer é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por razões de saúde, bem-estar ou…

8 meses ago

Probióticos inseridos na dieta beneficiam a saúde intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios para…

8 meses ago

Bolo de Laranja e Aveia – Receita Saudável para o Lanche

Está precisando de receitinhas para o lanche?! Acompanhe aqui que vou fazer uma série de…

9 meses ago

Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida…

10 meses ago

Agenda da Nutri em Florianópolis: 06 a 22 de maio

Sem desculpas para quem está adiando a consulta nutricional! Atendimento presencial em Florianópolis de 06…

12 meses ago