Dicas para evitar o desperdício de alimentos

       Depois de falarmos dos assustadores números do desperdício de alimentos vamos as dicas! O foco é o que podemos fazer enquanto indivíduos. Vem comigo!!!

1) Planeje suas refeições e sua compra: Se você coloca no papel o que realmente vai consumir é mais fácil comprar. Quando compramos tendo somente uma vaga ideia da nossa necessidade nós acabamos comprando em excesso e jogando muita coisa fora.
2) Prato do tamanho da fome: Vai comer fora? Aplique a mesma lógica. Ajuda muito dar uma voltinha no Buffet e ver o que você deseja comer. Muitas vezes fazemos o prato errado por desconhecer o que o restaurante oferece.
3) Aproveite tudo: Talos, cascas, sementes e sobras de comida podem virar receitinhas nutritivas e até aliadas da sua dieta. Busque e compartilhe receitas que diminuem o desperdício.
4) Cozinhe Porções Menores: Temos que nos reeducar para aprender que cozinhar pouco não significa miséria. Porções menores acabam e não vão para a geladeira (e depois para o lixo). Além disso, cozinhar menos te dá a chance de comer tudo mais fresco.
5) Compre os vegetais e legumes do fim de feira: Não julgue tanto pela aparência. Muita coisa é jogada fora porque é considerada feia e ninguém quer comprar. O fim de feira é o momento onde tudo é mais barato, mas também já foi bem escolhido.
6) Revise sua geladeira/despensa: A data de validade está próxima? Consuma mais rápido… Não vai consumir? Doe.
7) Pressione ou mude de fornecedor: Viu que existe falta de cuidado ou descarte indevido? Pressione ou mude de fornecedor. Você pode comprar em uma loja menor e ainda favorecer um negócio local.
8) Tenha uma horta: Parece difícil, mas não é. Muita gente tem uma pequena horta em casa para retirar hortaliças e temperos de forma orgânica. Vale a pena tentar.
9) Não faça dispensa: Evite comprar para estocar. Nós acabamos perdendo o controle do que tempos e os alimentos estragam ou passam da validade. Compre somente o que vai consumir em curto prazo.
10) Compartilhe: Sobrou? Compartilhe! Dê de comer a quem não tem. Chame o porteiro para o café. Entregue um potinho na vizinha. Leve para a casa da sua mãe… Evite ao máximo jogar comida fora.

Nós podemos fazer muito mais! Mas tudo exige disposição em reeducar a nossa relação com o consumo e com a comida. Evitar o desperdício começa em casa!
Espero ter ajudado. Bom trabalho para vocês!

Marina Viana

Sou Marina Viana Reis, nutricionista (CRN 19489) fascinada pela vida e pela saúde. Tenho foco na prevenção de doenças tendo como principal objetivo trazer mais qualidade de vida para meus pacientes através da alimentação. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sou especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Ortomolecular, Nutrição Biofuncional e Fitoterapia pela Sociedade Universitária Redentor (FACREDENTOR RJ). Atuo no atendimento integral de meus pacientes, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico, considerando as necessidades humanas individuais, com ênfase na atuação e otimização do comportamento saudável como forma de prevenir doenças, promover a saúde e o bem estar de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Recent Posts

Nutrição Esportiva é estratégia. O que os pacientes de belo horizonte andam fazendo errado.

Muitos pacientes de nutrição esportiva em belo horizonte  cometem uma série de erros ao seguir…

8 meses ago

Por que Emagrecer depende de diversos fatores: entendendo a complexidade do processo por trás da dieta

Emagrecer é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por razões de saúde, bem-estar ou…

8 meses ago

Probióticos inseridos na dieta beneficiam a saúde intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios para…

8 meses ago

Bolo de Laranja e Aveia – Receita Saudável para o Lanche

Está precisando de receitinhas para o lanche?! Acompanhe aqui que vou fazer uma série de…

9 meses ago

Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida…

10 meses ago

Agenda da Nutri em Florianópolis: 06 a 22 de maio

Sem desculpas para quem está adiando a consulta nutricional! Atendimento presencial em Florianópolis de 06…

12 meses ago