Crianças x Fast Food – Momento de educar

     Nos últimos anos os hábitos alimentares mudaram em todo o mundo. Isso é consequência de diversos fatores, entre eles o consumo desenfreado e a busca por praticidade. Isso afeta a qualidade dos alimentos que chegam na feira, no supermercado e que são consumidos na rua.

    As empresas do ramo alimentício têm investido em diversas estratégias mercadológicas para garantir sua lucratividade e expansão, bem como diferenciar seus produtos frente à forte concorrência de mercado (ISHIMOTO & NACIF, 2001; SCAGLIUSI, MACHADO & TORRES, 2005; RODRIGUES, 2010).

     A alimentação infantil é sempre uma preocupação para pais e responsáveis. No início da vida, a natureza dá uma boa mãozinha, fornecendo um alimento completo e suficiente para os primeiros seis meses da criança. Mas, depois é que a situação se complica, quando a família introduz novos alimentos. É o começo de uma educação alimentar correta ou incorreta.Nessa fase, as escolhas são de total responsabilidade dos adultos. Por isso, a oferta de alimentos saudáveis deve ser gradativa e feita com paciência, sem forçar a ingesta.

     Nesse universo, a criança começa a descobrir novos cheiros, cores e sabores dos diversos alimentos. E, em algum momento, será despertada pelo “mundo encantado” do fast-food. Ela, com certeza, vai querer experimentar refrigerante, hambúrguer, batata frita. E, nessa hora, surge a dúvida na cabeça dos pais: o que fazer?
Mas para que a criança adote os alimentos saudáveis e aprenda o valor destes para a sua saúde, o melhor é fazer a lição em casa.

     Um exemplo, na luta dos refrigerantes e introdução dos sucos naturais, comece a preparar sucos variados no lar. Peça a ajuda da criança no preparo, assim ela interage em todo o processo. E depois, tome o suco junto com ela. Dessa forma, ela começa a valorizar o alimento natural e, talvez na próxima saída, escolha o suco em vez do refrigerante. Se não conseguir convencê-la da troca, pelo menos, compre o menor volume possível de industrializado para seu lar.

      Com uma boa alimentação em casa, percebemos que o consumo de fast food não fará mal, desde que não seja constante ou  substitua refeições. Oferecer novas alternativas de lanches saudáveis e fazer educação alimentar em nossos lares é uma maneira efetiva para que a criança possa ser mais saudável, sem que a mesma seja privada do prazer de comer.
Uma alimentação adequada, em qualquer idade, assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. Quando se trata de crianças e adolescentes, o valor de uma dieta equilibrada torna-se muito maior, pois  estão em fase de crescimento e desenvolvimento, o que pede uma elevada dose de energia e nutrientes. Não deixe que a correria de dia a dia faça com que não demos atenção para a alimentação das crianças. Criança que come bem cresce e se torna um adulto com alimentação equilibrada. Não deixe o tempo da educação passar. 

Marina Viana

Sou Marina Viana Reis, nutricionista (CRN 19489) fascinada pela vida e pela saúde. Tenho foco na prevenção de doenças tendo como principal objetivo trazer mais qualidade de vida para meus pacientes através da alimentação. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sou especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Ortomolecular, Nutrição Biofuncional e Fitoterapia pela Sociedade Universitária Redentor (FACREDENTOR RJ). Atuo no atendimento integral de meus pacientes, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico, considerando as necessidades humanas individuais, com ênfase na atuação e otimização do comportamento saudável como forma de prevenir doenças, promover a saúde e o bem estar de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Recent Posts

Nutrição Esportiva é estratégia. O que os pacientes de belo horizonte andam fazendo errado.

Muitos pacientes de nutrição esportiva em belo horizonte  cometem uma série de erros ao seguir…

8 meses ago

Por que Emagrecer depende de diversos fatores: entendendo a complexidade do processo por trás da dieta

Emagrecer é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por razões de saúde, bem-estar ou…

8 meses ago

Probióticos inseridos na dieta beneficiam a saúde intestinal

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios para…

8 meses ago

Bolo de Laranja e Aveia – Receita Saudável para o Lanche

Está precisando de receitinhas para o lanche?! Acompanhe aqui que vou fazer uma série de…

9 meses ago

Doenças gastrointestinais pioram com estresse: a nutricionista pode ajudar!

Muitos pacientes chegam ao consultório em altos níveis de estresse, vivendo um estilo de vida…

10 meses ago

Agenda da Nutri em Florianópolis: 06 a 22 de maio

Sem desculpas para quem está adiando a consulta nutricional! Atendimento presencial em Florianópolis de 06…

12 meses ago