Segurança e eficácia da suplementação de creatina em exercício, esporte e medicina
A creatina é uma das ajudas ergogênicas nutricionais mais populares para os atletas. Estudos têm demonstrado consistentemente que a suplementação de creatina aumenta as concentrações de creatina intramuscular que podem ajudar a explicar as melhorias observadas no desempenho do exercício de alta intensidade, levando a maiores adaptações de treinamento.
Além da melhoria atlética e de exercícios, a pesquisa mostrou que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação pós-exercício, a prevenção de lesões, a termorregulação, a reabilitação e a neuroproteção da lesão cerebral e / ou da medula espinhal. Além disso, foram estudadas várias aplicações clínicas de suplementação de creatina envolvendo doenças neurodegenerativas (por exemplo, distrofia muscular, Parkinson, doença de Huntington), diabetes, osteoartrite, fibromialgia, envelhecimento, isquemia cerebral e cardíaca, depressão adolescente e gravidez.
Esses estudos fornecem uma grande evidência de que a creatina não só pode melhorar o desempenho do exercício, mas também pode desempenhar um papel na prevenção e / ou redução da gravidade das lesões, melhorar a reabilitação de lesões e ajudar os atletas a tolerar cargas de treinamento pesado.
Os pesquisadores também identificaram uma série de usos clínicos potencialmente benéficos da suplementação de creatina. Esses estudos mostram que a suplementação de curto e longo prazo (até 30 g / dia por 5 anos) é segura e bem tolerada em indivíduos saudáveis e em várias populações de pacientes que variam de bebês a idosos. Além disso, benefícios significativos para a saúde podem ser fornecidos assegurando a ingestão habitual de baixa creatina na dieta (por exemplo, 3 g / dia) ao longo da vida útil.
Fonte: J IntSoc Sports Nutr. 2017 International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatinesupplementation in exercise, sport, and medicine. Research in Sports Medicine.Volume 22, 2014 Comparison of Creatine Supplementation Before Versus After Supervised Resistence Training in Healthy older Adults