Setembro Amarelo? Mas, pra quê?!

Começou o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Mal começaram as ações e vejo muita gente sem entender as iniciativas. O assunto é pesado e pode ser bastante distante da realidade de muitas pessoas, mas o suicídio está presente da história de muitas famílias que perderam pessoas queridas que acreditaram que “não existia mais saída”.

Você precisa saber que (setembroamarelo.org):

  •  O amarelo representa a luz, a vida.
  • No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos (Setembro Amarelo. org).
  •  O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.
  •  Durante o mês, além das mensagens de apoio e temas levantados na internet, diversos centros de saúde abrem programas e tratamentos.
  •  Aprender a ouvir o outro pode salvar a vida dele. É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.
  •  Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas (OMS). A medida preventiva é o acesso à informação e tratamento.

Pode não ser para você, mas pode salvar a vida de muita gente. Tenha empatia.

Para apoio emocional ligue 188.